As 5 emoções que te transformam em vítima
- Aline Costa
- 28 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Existem 5 emoções básicas que são extremamente nocivas e que impedem o seu desenvolvimento pessoal e evolução. Isto porque quando você está sob o domínio destas emoções, que eu vou chamar aqui de vibração, você se coloca no mundo como vítima e perde o seu PODER PESSOAL. As 5 emoções são: a raiva, a mágoa, o medo, a culpa e o dó.
Agora vou te mostrar o estrago que cada emoção pode fazer, com quem vibra nestas frequências.

A RAIVA
Quando você sente raiva, seja inconscientemente ou não, seja explodindo ou implodindo, você julga que o mundo ou alguém está te injustiçando. Ou seja, a raiva faz com que você se posicione como vítima de injustiças, atraindo ainda mais injustiça, conflitos e brigas! A raiva te dá forças, para brigar, entrar em conflitos e disputas. Mude isso, trabalhando o seu merecimento, mudando esta energia e transformando a raiva em autoridade.

A MÁGOA
A pessoa magoada é muito sensível, certo? Errado! A mágoa é como um princípio de REVOLTA, portanto quem se magoa com facilidade, é muito exigente, inflexível e com muitas expectativas. Pessoas magoadas não querem mudar a própria vida, elas querem mudar outras pessoas para que estas se adequem ao que ela espera. Cuidado! Elas preferem sofrer, se entristecer, para que outros sintam-se culpados e façam o que ela espera. Isto é vitimismo e manipulação.

A CULPA
A culpa é a raiva de si, ela causa sofrimento e permite que você aceite o desrespeito, por se sentir em dívida. O sentimento que gera a culpa é o remorso, a pessoa remói a situação por não conseguir digerir. Depois disso, começa a se punir, na tentativa de se aliviar. Portanto, a culpa não te deixa evoluir, ao contrário, traz PERDAS, pois suscita o sentimento de não merecimento, bloqueando a prosperidade e a felicidade.Substitua a culpa por AUTORRESPONSABILIDADE e seja livre!

O MEDO
Você já deixou de tomar uma decisão para evitar a dor, por medo de sofrer ou medo de perder? O medo de enfrentar o sofrimento faz com que você continue em situações e relações fracassadas. O medo não serve como argumento, ele não vai justificar a sua falta de iniciativa. Ele precisa ser superado, enfrentado! E você faz isso através da reformulação da sua autoimagem, trabalhando o seu merecimento, o seu autoamor e a sua autoconfiança.

O DÓ
Sentir dó de alguém, é alimentar a crença de que existem vítimas no mundo. Você sofre pelo outro, enquanto vê a sua fraqueza e impotência. Substitua o sentimento de dó, por compaixão! Agindo assim, você trata o outro com respeito, reconhecendo a sua autonomia e direito a ter o seu poder pessoal.
Em resumo, todas estas emoções negativas, sentidas desde a infância, influenciam diretamente as relações e percepções na vida adulta, criando padrões de comportamento que atraem conflitos e problemas, deixando a sua frequência emocional baixa e atrasando a sua evolução. Se você percerber que está vibrando muito nestas emoções e não sabe como lidar com isto, você pode considerar a possibilidade de buscar ajuda profissional.
Eu sou a Aline e este foi o primeiro artigo de muitos que compartilharei com você, por isso, seja bem-vindo e fique por aqui. Até breve!
Conte-me abaixo, nos comentários, sobre qual ou quais destas emoções mais te influenciam hoje. Qual foi a sua maior perda em decorrência destas vibrações?
o meu problema é a culpa parece que sempre estu errada em tudo sinto qe minha familia me julga muito tambem
Eu sinto muita dó da minha mãe vou tentar mudar isso
Entender um pouquinho mais sobre mim, abriu portas pra eu ter mais clareza do meu eu como um todo. Obg por se dedicar tanto a transformar vidas!
A emoção que mais me atrapalha é a culpa 🥲
Muito bom! Obrigada por compartilhar