top of page

Gatilhos emocionais

Existem gatilhos emocionais positivos e negativos. Aqui vou falar sobre os gatilhos negativos.


De forma prática, os gatilhos emocionais são situações que ocorrem que ativam não só uma, mas um conjunto de memórias que foram registradas (consteladas) desde a infância, gerando reações emocionais intensas, sejam elas internas ou externas.


O gatilho pode causar reações como alegria, tristeza, raiva, medo, ansiedade. Se o seu gatilho lhe causar, por exemplo, medo e insegurança, você se torna a pessoa que se submete o tempo todo, se tornando alguém submisso.


Os gatilhos não são apenas palavras, podem ser cheiros, músicas, ambientes, gestos, olhares, posturas negativas que remete ao olhar dos pais ou cuidadores, por exemplo. Eles são poderosos e podem ser perigosos para a vida de uma pessoa, pois a tendência é que ao chegar na vida adulta sem a cura ou desativação destes gatilhos, você mantém o mesmo padrão de funcionamento, atraindo alguém comum, ou seja, idêntico aos cuidadores. Padrões este que podem ser de rejeição, abandono, crítica, punições, etc.


Consequências


Como consequência, isto gera em seus relacionamentos, o medo do abandono, ou o medo de perder a pessoa amada, ciúmes, inseguranças e até mesmo sentimentos de rejeição. Isto porque na infância, os seus cuidadores podem ter utilizado como “método educativo”, a ameaça de abandono, a greve do silêncio, a ausência, as críticas, só dava afeto quando queira, enfim, se utilizam de recursos muito negativos que geraram grandes traumas.


Este tipo de situação voltará em sua vida, quando você atrair para si (e permitir que fiquem) pessoas com estes mesmos padrões, pois no passado você foi constelado e hoje cada vez que alguém tem uma atitude parecida com a atitude registrada em sua mente, torna-se um gatilho.


Um alerta


Com isso, vemos que os gatilhos não são apenas situações esporádicas ou pontuais, mas também ocorrem dia a dia e no decorrer de um dia, quando na presença de pessoas ou ambientes que remetem o que aconteceu no passado. 


E isto fica de ALERTA para você que vive em relações tóxicas, seja em relacionamento amoroso, com filhos, parentes ou amigos. Às vezes, você é gatilhado todos os dias, pela mesma pessoa e acaba nem percebendo, pois se encontra em uma espécie de cadeia, vivendo uma repetição de gatilhos, e já nem percebe mais.


Perceba, se você tem as MESMAS RESPOSTAS para os MESMOS ESTÍMULOS, se sim, você está nesta prisão invisível.


Uma boa notícia


A boa notícia, é que tudo depende de você! O poder está em suas mãos, pois é você que romperá com este círculo vicioso de repetições. Ninguém pode fazer isto por você, é você que precisa aprender a romper e não aceitar mais este tipo de situação em sua vida.


Os gatilhos são os registros subconscientes, que geram uma conduta reativa. Esta conduta é um retorno irracional, porque você não pensa para reagir. Esta é a resposta do seu lado ferido, lado magoado ou lado revoltado com os seus cuidadores, pois não sente que foi amado e cuidado como deveria ter sido.


Reflita


Aqui vale uma reflexão, sabemos que infelizmente, muitos adultos não possuem o mínimo de preparo para dar uma formação emocional saudável aos seus filhos, e que transmitem todo o seu desequilíbrio a eles, inclusive, muitos acham que ter uma casa, alimentar, dar estudo e dar um beijo de boa noite, é o suficiente para educar um filho, autoconfiante e que desenvolva sua autonomia e o seu autoamor.


Mas é claro que sabemos que não é suficiente, contudo, eles lhe deram aquilo que tinham dentro de si, e vamos considerar que talvez nem tenham recebido este cuidado e afeto também. Portanto, cada um dá aquilo que tem dentro de si.


A questão é que estes sentimentos, estes valores e condutas que foram transmitidos na educação, determinam muito os seus comportamentos e respostas que você dá para a vida.


Como resolver?


Cortando, desativando os gatilhos através da ressignificação de cada um destes fatos, destas pessoas ou destes comportamentos. Ressignificar o seu passado, os seus sentimentos, é assim que você alcança a cura. E para isto você poderá precisar de ajuda terapêutica. Não hesite em buscar esta ajuda!


Por fim, as situações que hoje te causam gatilhos, podem e continuarão acontecendo, porque não temos controle sobre as atitudes dos outros, mas você pode mudar a sua resposta diante de tais situações. Se as atitudes dos outros não te causarem mais o gatilho emocional negativo, você será capaz de conduzir a sua vida de forma saudável.


Escreva a sua nova história.


Agora me conte, quais são os seus gatilhos?

3 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
30 de set. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Como faz para agendar uma sessão?

Curtir

Convidado:
25 de set. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Acabei de descobrir que estou cheia de gatilhos😫😥

Curtir

Convidado:
19 de set. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Obrigada, muito bem explicado! 🫶🏻

Curtir
bottom of page